Hoje vou mostrar para vocês uma das coisas que sempre faço nas minhas aulas de Literatura: A sacola viajante.
Trata-se de uma sacola com um caderno e alguns livros, que viajam pela casa dos alunos. O projeto se justifica na necessidade de incentivar as crianças a ler, promovendo um momento de leitura no lar, juntamente com a família. O objetivo é formar leitores fluentes, críticos, reflexivos e apaixonados pelo ato de ler. Cada sala que dou aula terá uma sacola, mas por enquanto só essa está pronta. As crianças têm entre 6 e 10 anos, 1º ao 3º ano. Os livros serão de gêneros diferentes, para que a criança possa escolher.
Olha só como ficou:
Nos outros anos a iniciativa deu muito certo, então é como dizem, "para que mexer em time que joga bem?". Adoro ditados populares...
Uma sacola com livros e um caderno de registro não é o bastante para que nossas crianças se tornem leitores assíduos, mas como formadores, pais ou professores temos que saber que estamos plantando sementinhas para o futuro, é um processo.
Em um outro post eu comentei sobre o porta livros que fiz para a escola, AQUI!, que é uma outra ideia para usar em sala de aula.
Espero que tenham gostado, e assim que fizer as outras sacolas mostro para vocês!
Um abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário