terça-feira, 17 de setembro de 2013

Retalhos...

Oi!
Hoje quero compartilhar com vocês um lindo poema que estudamos ontem na aula de Literatura. é de uma escritora não muito conhecida chamada Tiel Aisha Ansari, e fala de como as mulheres "costuram" suas histórias, como a vida pode mudar e temos que ir "aumentando nossos vestidos" para nos adaptarmos e sobrevivermos. A cada dia costuramos um novo quadrado na nossa história, desmanchamos pontos que não nos cabem mais e costuramos mais quadrados. Deliciem-se:
Retalhos

As velhas mulheres que vieram da China
Usavam vestidos de saias estreitas com colares de argolas grandes
Que abotoavam acima do seio esquerdo. Vestidos feitos de:
Seda cinza bordada com garças voando
Escarlates pesadamente enfeitados com bambu
Cetim rosa cheio de plumas de flores como neve no verão.
Tecidos delicados esticados sobre conchas duras.

Nós, as filhas alimentadas com bifes americanos
As netas de olhos arredondados,
Não poderíamos caber nossas molduras largas naqueles vestidos.
Nós os cortamos, aumentamos, recolocamos a roupa
Como camisolas ou vestidos de gala.

Eu nunca vi minha avó usar aqueles vestidos.
Ela escolhe roupas lava-usa, calças e terninhos, raramente uma saia
Dizendo que “é mais fácil,
Sou muito velha para roupas chiques.”
Eu costuro juntos retalhos de roupas e de histórias:

Este é o vestido em que meu avô a viu pela primeira vez
E esqueceu da reunião política que ele tinha que participar
Este é aquele que ela estava usando quando as bombas japonesas começaram a cair
E ela protegeu minha mãe, ainda criança, com seu próprio corpo
E este é aquele que ela estava quando entrou no navio para uma nova terra que encheria a boca de suas crianças com uma língua estrangeira.
Eu desmancho um ponto.
Eu costuro mais um quadrado.

Um abraço e em breve novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário